data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A grave seca na região fez aumentar muito os prejuízos, que só tendem a aumentar, infelizmente. Segundo o balanço da Emater Regional, divulgado ontem com base em informações de 35 municípios, na soja, a perda chega a 52,4%, enquanto no milho, atingiu 61%. O arroz é o menos afetado, com prejuízo de 11% na produtividade.
Ainda de acordo com a Emater, dos 975 mil hectares de soja na região, 27% foram colhidos. Em Tupanciretã, a produtividade tem variado entre 8 a 40 sacas por hectare. Já em municípios como Formigueiro e São Sepé, há lavouras colhidas com menos de 20 sacos por hectare. Atualmente, a estimativa de perdas médias na região passou de 49,07% para 52,44 % do potencial produtivo e esperado da cultura.
Grupos de Santa Maria criam aplicativos para ajudar pequenos empresários
O preço médio apresentou novamente reação em relação à semana anterior, subindo para R$ 87,59 - elevação de R$ 3,93 por saca, o que representa 4,70 % em relação ao preço da semana passada.
No caso do arroz, a cultura no geral encontra-se com bom desenvolvimento, pois tem havido dias de ótima luminosidade e a grande parte das lavouras tem tido água para irrigação, apesar da estiagem. Devido a isso, as perdas estão em 11,17% em relação a estimativa inicial de produtividade.
No caso da produção leiteira, a perda é de 30% na produção. Na pecuária de corte, o pasto está com dificuldade de rebrote, mas só onde a ocupação de animais está acima da média que o rebanho está sofrendo mais